Principais Resultados da intervenção da Cerciespinho em 2013
A intervenção em 2013, concretizou a missão da Cerciespinho, através dos 2.255 clientes integrados nos 6 departamentos e 7 serviços. Assim, beneficiaram de um ou mais serviço 250 pessoas com deficiência ou incapacidades, 49 idosos e 1964 pessoas em situação de exclusão social, apresentando uma taxa de satisfação de 92.6%. Acresce que, 11.093 pessoas integraram as 240 ações sociais, culturais e técnicas realizadas. Representando um trabalho estruturado de apoios à comunidade, divulgação e sensibilização do público em geral, empresas, IPSS e entidades públicas.
A intervenção com todas estas pessoas foi planificada, monitorizada e avaliada através de 261 reuniões internas e 269 reuniões externas assegurando a participação de 80 colaboradores e 182 parceiros nos serviços, que proporcionaram contributos ao nível das instalações, atividades, formação, inclusão social, saúde, emprego, estágios, angariação de fundos…
Ao nível da intervenção com cada cliente atingiram-se 92,9% dos objetivos individuais e concretizaram-se 89,1% das atividades previstas. A individualização do Plano de Desenvolvimento Individual, associada à diversidade de oferta de serviços e à participação dos clientes e familiares na construção, implementação e revisão do seu plano de desenvolvimento individual permite ganhos significativos ao nível da autodeterminação e empowerment dos clientes, dado que participam e constroem a vida da organização de uma forma ativa. As conquistas são patentes na frequência e apropriação das atividades, nas escolhas de participarem ou não, nas vitórias celebradas entusiasticamente com os resultados obtidos nas atividades e na contínua surpresa com a revelação de competências e capacidades. Pese embora o carácter individual e subjetivo, os sorrisos de vitória de uma medalha desportiva, a exultação do êxito uma atuação cultural, a felicidade de explicar o que se sabe e se aprendeu, o orgulho e sentimento positivo associado à frequência da Cerciespinho e o sentimento de verdadeiro afeto demonstrado por muitos colaboradores são evidências constatáveis, por todos aqueles que trabalham e visitam a organização.
Foram, ainda, realizadas 313 Atividades transversais de Inclusão e apoiadas 45 entidades. Estas ações e pessoas envolvidas permitiram a sensibilização do público em geral, o dar a conhecer a intervenção realizada bem como as capacidades e competências dos nossos clientes, promovendo a imagem e reduzindo os preconceitos e ao mesmo tempo assegurando a inclusão dos nossos clientes nos diferentes contextos sociais.
A renovação da Certificação da Qualidade da Gestão e dos Serviços, ao abrigo do referencial EQUASS Assurance, da Cerciespinho e dos 6 departamentos, contribui para a prossecução da visão, nomeadamente, sermos reconhecidos como uma entidade com serviços integrados, globais e de qualidade.
No âmbito da sustentabilidade e do desenvolvimento da organização salientamos que o orçamento em 2013 foi de 1.754.013,44€ e tivemos um resultado positivo de 862,51€, complementado pelas 25 iniciativas de angariação de fundos e 19 pedidos de apoios que proporcionaram financiamento adicional bem como recursos humanos e materiais que representam poupanças relevantes para a organização.
Implementamos Serviços para 250 pessoas com deficiência
- Centro de Recursos para a Inclusão – 48*
- Formação Profissional para pessoas com deficiência – 121*
- Atividades Ocupacionais – 88*
- Serviços Residenciais – 42*
- Oficinas de Produção – 11
- *Alguns clientes são comuns a vários serviços
Implementamos Serviços para 49 idosos
- Apoio Domiciliário - 49
Implementados serviços para 1964 pessoas em situação de exclusão social
- Intervenção comunitária - 1000
- Intervenção dirigida à etnia cigana - 242
- Banco de Recursos e Alimentos – 576+30
- Banco de Ajudas Técnicas - 116
Implementamos 240 ações para o público em geral
- Ações de sensibilização - 11093
- Serviços de Produção e formação - 7
2255 Clientes diretos com uma taxa de satisfação média de 92,6%
- 250 Pessoas com deficiência,
- 49 Idosos
- 1964 Pessoas em situação de exclusão social –
- 1000 Habitantes do Bairro da Ponte de Anta
- 242 Pessoas de etnia cigana
- 576+30 Pessoas apoiadas através do Banco de Recursos e Alimentos
- 116 Apoiadas pelo Banco de Ajudas Técnicas
11093 Indiretos – 240 ações de sensibilização
80 Colaboradores internos e 35 externos, com uma taxa de satisfação de 73%
128 Parceiros colaboraram nas atividades desenvolvidas
40 Pessoas realizaram estágios, voluntariado e trabalho a favor da comunidade na Cerciespinho
Foi renovada a Certificação da Qualidade dos Serviços e da Gestão ao abrigo do referencial EQUASS Assurance
O orçamento em 2013 foi de 1.754.013,44€ e tivemos um resultado positivo de 862,51€
11093 Indiretos – 240 ações de sensibilização
Tipo de Ações |
N.º e Modalidades |
N.º Pessoas envolvidas |
68 Ações sociais
9202 pessoas envolvidas
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40 Campanhas |
9003 Pessoas |
5 Apoios a Entidades |
117 Pessoas |
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1 Homenagem |
1 Pessoas |
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21 Visitas guiadas |
74 Pessoas |
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1 Visitas de entidades oficiais |
7 Pessoas |
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32 Ações culturais 1353 pessoas envolvidas |
8 Espetáculos |
1003 Pessoas |
4 Exposições |
155 Pessoas |
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20 Atuações dos grupos artísticos |
195 Pessoas |
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140 Ações Técnicas
538 pessoas envolvidas
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2 Elaboração de documentos técnicos |
38 Pessoas |
49 Participação em reuniões |
76 Pessoas |
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2 Atividades desportivas |
109 Pessoas |
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6 Palestras e seminários |
16 Pessoas |
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2 Comunicações, publicações |
2 Pessoas |
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12 Participação em estudos |
46 Pessoas |
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25 Estágios curriculares e profissionais |
32 Pessoas |
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Voluntariado |
8 Pessoas |
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1 Trabalho a favor da comunidade |
14 Pessoas |
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9 Auditorias; Visitas de Acompanhamento |
87 Pessoas |
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31 Reuniões |
110 Pessoas |