E hoje, na nossa rubrica Impactos do Serviço de Assistência Pessoal partilhamos convosco o testemunho da Anabela, assistente pessoal do N/ CAVI desde agosto deste ano. Apesar de estar connosco há poucos meses, a Anabela encontra-se já perfeitamente imbuída do espírito de partilha e de entrega transversal a toda a equipa do CAVI Horizontes. Obrigada pelo seu testemunho e por ter aceite o nosso desafio!
“O serviço de apoio pessoal tem sido para mim uma descoberta e um desafio. Integro o projeto há menos de 1 ano mas, já muito aprendi e evolui. Todos os dias de assistência pessoal aprendo novas coisas e sinto-me cada vez melhor enquanto pessoa e profissional.
Quando me candidatei para ser assistente pessoal procurava desafiar-me a mim própria, entrando assim numa área diferente para a que me formei.
Tem sido uma constante aprendizagem e uma lição de vida. Em cada dia de assistência pessoal encontro valores como a resiliência, perseverança, persistência e bondade, por parte dos beneficiários, algo que me enche a alma.
Tenho a sorte de acompanhar pessoas que apesar de tudo pelo que já passaram continuam a ser pessoas boas que estão de bem com a vida e que nos permitem ajudá-las. É bom para os beneficiários que recebem o apoio e assim conseguem ter a sua liberdade e independência mas, também é bom para nós assistentes pessoais, que chegamos ao final do dia com sentimento de missão cumprida.
O serviço de apoio pessoal inclui desde tarefas básicas do dia-a-dia como preparação de refeições, banhos, higiene pessoal, como um apoio mais ao nível psicossocial, integrando assim as diferentes esferas da vida do beneficiário!”
Anabela Queirós