O Centro Comunitário é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, onde se prestam serviços e desenvolvem atividades que, de uma forma articulada, tendem a constituir um polo de animação com vista à prevenção de problemas sociais. É um serviço central e de fácil acesso onde se privilegia o contacto direto. Disponibiliza acompanhamento social e psicológico, faculta apoio escolar, proporciona atividades culturais, desportivas e recreativas. Facilita o encaminhamento para outras instituições, através da sua rede de parcerias e, fornece, também, informação variada e promove a cidadania. O seu objetivo principal consiste em contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos, o exercício pleno do seu direito de cidadania e apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social. Esta resposta constitui um importante e único recurso local que possibilita o acompanhamento da população do Bairro da Ponte de Anta e disponibiliza às famílias um apoio efetivo que lhes possibilita o exercício das suas atividades profissionais e a gestão da vida quotidiana.
Ao longo do ano de 2015, o Centro Comunitário da Ponte de Anta trabalhou com 871 clientes, divididos por quatro grupos etários: crianças, jovens, adultos e idosos, e pelos 16 serviços e atividades. Esteve em funcionamento 248 dias e promoveu 1862 ações, através das seguintes atividades:
Serviços/Atividades | N.º de Clientes/Indivíduos | Serviços/Atividades | N.º de Clientes/Indivíduos | |
Gabinete de Atendimento Integrado | 611 | Espaço Mediação | 12 | |
Gabinete de Apoio Psicossocial | 24 | Espaço de Convívio | 14 | |
Mediateca e Esp@ço Internet | 169 | Clube Artes Decorativas | 8 | |
Sala de Apoio ao Estudo | 41 | Ateliê de Modelismo | 12 | |
Grupo de Pais | 11 | Higiene e Saúde Oral | 6 | |
Vidas em partilha | 74 | Colónia de Férias | 150 | |
ATI – (Atividades Socioculturais) | 1628 | Banco de Alimentos e Recursos | 630 | |
Banco Ajudas Técnicas | 82 | Ateliê de Teatro | 21 |
Foi possível assegurar a satisfação das necessidades dos clientes e a qualidade da intervenção; Promoveu-se e reforçou-se o desenvolvimento de um relacionamento de proximidade, de confiança e de transparência com os clientes do Centro Comunitário, promovendo o acesso a informação relevante e a desmaterialização da sua relação com as Instituições Públicas e Privadas. Promoveu-se a qualidade de vida dos clientes e a abrangência da nossa ação através de uma intervenção individualizada e/ou familiar, da capacitação dos clientes e da sua autodeterminação, potenciando-se o impacto da intervenção através das parcerias com entidades públicas e privadas.
A equipa redobrou-se em esforços no sentido de responder às necessidades e expectativas dos clientes e assegurar resposta a todos os que nos procuram.
Realizamos e participamos em atividades e iniciativas promovidas pelos parceiros, permitindo divulgar as atividades que desenvolvemos e enriquecendo a intervenção do Centro comunitário. Em parceria com a Rede Social, Câmara Municipal e a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira continuamos a distribuir as sobras do almoço deste estabelecimento de ensino pelos nossos clientes mais necessitados.
O Centro Comunitário da Ponte de Anta é uma resposta social que tem uma intervenção multidisciplinar e é desenvolvida no Bairro da Ponte de Anta, desde 1996. Onde a criatividade, flexibilidade, e dinamismo da equipa na procura de soluções permitiu-nos atingir os resultados que salientamos para o ano de 2015:
- Nº total de clientes – 871;
- Nº de dias de funcionamento – 248;
- Nº de ações previstas e executadas – 1817/1862;
- Nº de processos do Gabinete de Atendimento Integrado ativos – 222;
- Nº de Atendimentos efetuados – 1704;
- Nº de reuniões externas – 85;
- Nº de integrações no mercado de trabalho – 17;
- Nº de idosos acompanhados – 29;
- Nº de clientes apoiados em Alimentação – 630;
- Grau de satisfação dos Clientes – 98%