O CFP apresenta-se como a única resposta no Concelho de Espinho para pessoas com deficiência e incapacidade que pretendam frequentar formação profissional. Teve em funcionamento 7 cursos de formação profissional com equivalência ao 9º Ano e proporcionou 3 cursos de qualificação profissional.
Como grandes resultados do CFP para 2015 apontam-se a taxa de satisfação dos/as clientes (96,5%) e uma taxa média de concretização dos objetivos chave (84.5%).
Como grandes impactos da formação ministrada em 2015, pode referir-se que:
32 Clientes (PDCI) frequentaram FPCT;
Foram integrados 1 clientes (PCDI) no mercado de trabalho;
Foram apoiados/as 118 clientes (PCDI) e 118 famílias;
Foram emitidos 6 certificados de qualificações, 8 certificados de frequência de formação e 1 declaração de frequência de formação com conclusão sem obtenção de aproveitamento;
Foram realizadas 3 avaliações no âmbito do IAOQE;
12 Clientes em oficinas de produção;
17 Clientes apoiados no centro de recursos para a inclusão;
12 Colaboradores/as Externos.
O CFP deu resposta a 118 clientes ao longo de 2015, sendo complementada pela realização de 25 Atividades Transversais de Inclusão e do estabelecimento de 45 parcerias/articulações.
O CFP promoveu a participação ativa e a inclusão dos/as formando/as a todos os níveis da organização, bem como na comunidade (empowerment/empoderamento), envolvendo-os/as e capacitando-os/as ao nível do controlo e de decisão de tudo o que lhes diga respeito e dando-lhes a conhecer os seus direitos numa sociedade inclusiva. O CFP aposta na formação dos/as colaboradores/as, no sentido de promover num serviço de qualidade baseado na melhoria contínua das respostas e serviços.
Ao longo do ano de 2015 o CFP contou com o empenho, colaboração e aposta da Direção da Cerciespinho que participou ativamente no planeamento, implementação, monitorização e avaliação de todas as atividades.
1.Números de clientes apoiados por serviço disponibilizado |
Formação profissional inicial – 82 Percursos individualizados, com base em referenciais não integrados no CNQ: - Qualificar para a Inclusão (8); Gestão de Serviços Domésticos II (6); Tapeçaria II (6) Percursos com base em referenciais adaptados integrados no CNQ: - Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário II (7); Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário III (10); Operador/a de Jardinagem (8); Operador/a de Jardinagem II (10); Empregado/a de Andares II (8); Serralheiro/a Civil (9); Serralheiro/a Civil II (10) Informação, Avaliação, Orientação para a Qualificação e Emprego (IAOQE) - 3 Apoio à Colocação - 3 Apoio Pós-Colocação - 1 Centro de Recursos para a Inclusão - 17 Oficinas de Produção - 12 Total – 118 |
2.Atividades complementares à formação profissional |
Atividades Transversais de Inclusão - 25 Volume de formação – 84.631 horas Declarações de frequência com conclusão mas sem aproveitamento (PCDI) - 1 Declarações de frequência sem conclusão de curso (PCDI) - 4 Certificados de qualificações (PCDI) - 6 Certificados de frequência de formação – 8 |
3.Abertura à comunidade: |
Famílias apoiadas – 118 Colaboradores internos a tempo completo - 12 Colaboradores internos a tempo parcial - 10 Colaboradores externos - 11 Visitas do exterior - 3 Estágio na área da psicologia – 1 |
4.Monitorizações e avaliações dos Planos de Desenvolvimento Individual: |
Grau de execução dos objetivos do PDI - 96% Grau médio de concretização do PDI/PI 98% |
5.Satisfação dos/das clientes: 96.5 6.Satisfação dos/das colaboradores: 77% |