O ano de 2015 teve como principal destaque a promoção do empowerment dos clientes. A dinamização do grupo de autorrepresentação, o reforço das competências ao nível das atividade instrumentais, a implicação dos clientes no planeamento e realização de várias iniciativas e o encaminhamento para novos serviços de formação/ocupação/emprego foram sem dúvidas as principais estratégias para a promoção do empowerment.
A avaliação dos serviços pela Segurança Social e a renovação da certificação EQUASS Assurance foram dois momentos marcantes. Os resultados das auditorias confirmam a manutenção dos índices de qualidade dos nossos serviços.
A rede de parceiros, a equipa técnica multidisciplinar e a consolidação das competências da equipa de AAD foram determinantes no sucesso da intervenção, comprovado pelas taxas de execução dos objetivos operacionais, de ATI e de satisfação dos clientes.
Em 2015 após ter sido pedido o aumento da capacidade o Lar para 25 camas, que foi deferido o pedido pela Segurança social, permitindo, deste modo, a 24 clientes usufruírem de internamento definitivo e existir uma cama extra acordo que se destina ao internamento temporário e que apoiou 15 clientes e suas famílias.
1.Números de clientes apoiados: |
Lar: 39 Clientes 24 em internamento definitivo e 15 internamento; RA: 5 clientes Total: 44 |
2.Capacidade do Lar residencial e da Residência autónoma |
Lar: Capacidade do Serviço passou de 24 para 25,autorização para mais 1 cama extra acordo RA: 5 camas Total: 30 |
3.Números de serviços disponíveis: |
9 Serviços contratualizados (Alojamento, Alimentação e nutrição, cuidados de higiene e de imagem, administração terapêutica, apoio de 3ª pessoa e ATI´s, transporte, acompanhamento a consultas e apoio de AIVQ) 4 Novos serviços (serviço de cabeleireira, tratamento de podologista, consultas e tratamento de estomatologia e apoio de enfermagem) |
4.Número de Atividades Transversais de Inclusão: |
53 ATI’s Comuns nos SR (18 ATI´s Específicas do Lar,6 ATI’s Específicas da RA) Total: 77 |
5.Abertura à comunidade: |
24 Postos de trabalhos afetos 4 Estágios curriculares 8 Formadas de formação tecnológica (EA) 2 Pessoas em trabalho a favor da comunidade 3 Voluntariados 3 Entidades Apoiadas 18 Parcerias do Lar e 12 parcerias da RA |
6.Monitorizações e avaliações dos Planos de Desenvolvimento Individual: |
Taxa de execução no lar: 99% Taxa de execução na RA: 93% Média total: 96% |
7.Satisfação dos/das clientes: |
Taxa do lar 98% Taxa da RA 94% Média Total 96% |
8.Atividades do Grupo Auto representantes: |
10 Atividades sugeridas e realizadas pelo grupo de auto representantes |
9.Prevenção de doenças profissionais dos Colaboradores dos Serviços Residenciais |
4 ações realizadas para prevenção de doenças profissionais Sessões de alongamentos realizadas nos dois turnos diurnos |
10.Formação no serviço residencial |
8h30m em média de formação (num total de 191 horas), |